Pergunte ao Especialista

20 de setembro de 2017

Pergunte ao Especialista: #RetificaçãoCenterless

Pergunta: Como proceder em casos em que se forma a canaleta de desgaste na régua de apoio? Qual a maneira ideal de se trabalhar essa questão?* […]
20 de setembro de 2017

Pergunte ao Especialista: #TratamentoTermoquímico

Pergunta: Qual é o impacto que ocorre nas peças em um processo contínuo de cementação gasosa (N2+CH4+C3H8), se não for realizada a queima de fuligem ? […]
13 de junho de 2017

Pergunte ao Especialista: #INDUÇÃO

Estamos iniciando o processo de tratamento térmico por indução e nossos operadores têm tido dúvidas no controle deste tipo de operação. Gostaria de saber se todo processo de tratamento térmico por indução é capaz de ser totalmente controlado?
13 de junho de 2017

Pergunte ao Especialista: #NITRETAÇÃO

Tenho necessidade de encontrar situações que possibilitem ao meu componente ter a maior dureza possível. A temperatura que trabalhamos é a ambiente, não havendo ataques químicos. A única solicitação dos nossos componentes é a abrasão. Já tentamos o PVD e outros. Recentemente estamos trabalhando/desenvolvendo inclusão de carbonetos de tungstênio por aspersão. Os nossos componentes são fabricados geralmente de VC 131 na dureza de 62 HRC. Procuramos elevar esta dureza onde for possível. Alguma indicação?
13 de junho de 2017

Pergunte ao Especialista: #Retificação Centerless

Em retificação centerless, só consigo boa estabilidade na precisão das peças, quando se forma a canaleta de desgaste na régua de apoio. Isso é correto?
9 de março de 2017

Pergunte ao Especialista: #TratamentoTermoquímico

Qual atmosfera devo escolher para processo de cementação gasosa, sintética ou por gerador de gás endotérmico?
9 de março de 2017

Pergunte ao Especialista: #TratamentoTérmico #Nitretação

Qual é o melhor processo de nitretação que existe?
9 de março de 2017

Pergunte ao Especialista: #Usinagem

Por que em retificação centerless de hastes, processo de passagem, vez ou outra, as peças saem com um “aspecto feio”, mostrando marcas mais escuras, de formato helicoidal, muito embora, esteja com todas as tolerâncias milesimais do diâmetro, paralelismo e rugosidade?
16 de junho de 2016

Como elevar a dureza do meu componente?

O especialista desta edição é Paulo Vencovsky, e ele responde à dúvida de nosso leitor sobre dureza de materiais