Relatório da NFPA com foco em explosões em estufas, fornos e secadores

Relatório da NFPA com foco em explosões em estufas, fornos e secadores

A NFPA – National Fire Protection Association (Associação Nacional de Proteção contra Incêndios, dos EUA) lançou um novo relatório que analisa recentes explosões ocorridas em estufas, fornos e secadores – mais especificamente em estufas de cura, fornos elétricos a arco e secadores de grãos. O relatório – preparado pela Fundação de Pesquisa de Proteção contra Incêndios (Fire Protection Research Foundation, a FPRF), em conjunto com a já citada NFPA – será utilizado pelo comitê técnico que elabora a norma NFPA 86 para estufas e fornos industriais, assim que os trabalhos de revisão sobre este importante código forem iniciados.

Embora a NFPA 86 exija, já há mais de 90 anos, que dispositivos de alívio de explosão sejam instalados em estufas e fornos específicos, percebeu-se que os primeiros mostravam-se incompletos e inconsistentes com a NPFA 68, Padrão para Proteção contra Explosões por Descarga de Deflagração.

A pesquisa feita pelos órgãos para elaboração do relatório tinha como objetivo identificar informações-chave, como:

– Os tipos de estufas, fornos ou secadores que estavam sofrendo explosões;
– As causas e consequências das explosões;
– Quais eram os tipos de proteções instaladas nos sistemas que explodiram (e suas eficiências);
– Os impactos das explosões nos funcionários e nas propriedades;
– Dados adicionais para fundamentar o redirecionamento das orientações contidas na NFPA 86 para alívio de explosão.

A principal causa das explosões, de acordo com os entrevistados, é falha humana. Outras causas listadas foram: falhas no sistema de proteção, ausência de sistemas de proteção, riscos imprevistos e projetos de processos pobres em detalhes.

De acordo com os autores do relatório, Sreenivasan, Ranganathan e Sean Gillis, “O resultado mais importante da pesquisa, sob a perspectiva do alívio de explosões, é a porcentagem relativamente grande de incidentes em que estufas/fornos/secadores encontravam-se danificados de maneira significativa, ou que precisavam ser substituídos. Isso indica que os dispositivos de alívio de explosão eram ineficientes ou que não estavam instalados”.

A NFPA 86, padrão para estufas e fornos, apresenta métodos padronizados para minimizar os riscos de explosões e danos causados por fogo em estufas e fornos usados no processamento industrial de materiais. A norma inclui os requisitos adequados para diferentes métodos de alívio de explosão em fornos e estufas novos.

Leia o relatório completo aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *