FEIMEC comprova relevância da indústria de máquinas no cenário econômico e político

FEIMEC comprova relevância da indústria de máquinas no cenário econômico e político

Untitled Document

Feira oficial da indústria de máquinas e equipamentos, resultado de uma iniciativa da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), Informa Exhibitions e mais de 30 entidades setoriais, a primeira edição da FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, encerrada no dia 7 de maio, confirmou sua força e relevância no cenário macroeconômico.

Saudadas pelo presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, Carlos Pastoriza, autoridades prestigiaram a abertura da feira no dia 3 de maio e, em seus pronunciamentos, destacaram a importância da indústria de bens de capital para o desenvolvimento econômico e tecnológico do País.

Estiveram presentes na cerimônia o Secretário de Inovação e Novos Negócios do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC),Marcos Vinícius de Souza,representando a pasta (na época ocupada por Armando Monteiro); o deputado federal Alceu Moreira (PMDB-RS), vice-presidente da Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos; Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Milton de Melo Santos, diretor-presidente do Desenvolve SP,; Paulo César Marques da Silva, gerente de Desenvolvimento Produtivo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); Milton Rezende, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentas, Abrasivos e Usinagem (ABFA) e outras autoridades, como os deputados federais Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e Vanderley Macris (PSDB-SP), e o deputado estadual Itamar Borges (PMDB-SP).

Representando o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós, esteve no evento no dia 06, ocasião em que percorreu a feira.

Seminários

Os seminários e workshops promovidos durante a feira debateram questões fundamentais relacionadas à inovação, tecnologia e infraestrutura. Por conta de sua relevância, também eles foram objeto de apoio e participação de entidades representativas e diferentes esferas de governo.

Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), encerrou o Seminário de Manufatura Avançada, no dia 4 de maio. Do mesmo evento, participaram, entre outros, João Emilio Padovani Gonçalves, gerente executivo de Política Industrial da CNI, Jeffrerson de Oliveira Gomes, diretor Regional do SENAI/SC, e Wilson Bricio, presidente da Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil).

Um dia antes (3), a ABIMAQ e empresas do setor de petróleo e gás, como Shell, SMB e Schlumberger/Onesubsea conduziram o seminário Oil & Gas Day.

No dia seguinte (5), o Seminário de Eficiência Energética contou com a presença de Jorge Jobim, diretor do Departamento de Desenvolvimento Energético do Ministério das Minas e Energia (MME); Renata Falcão, superintendente de Eficiência Energética da Eletrobrás; Alberto J. Fossa, coordenador da ABNT/CB 116 Comitê Brasileiro de Gestão e Economia de Energia; Alexandre Sedlacek Moana, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO); e Andrea Barrosos Melo Monteiro de Queiroz, chefe da divisão de Programas de Acreditação do INMETRO.

Também no dia 5 aconteceu o workshop Eolic Day, que reuniu de forma inédita as principais entidades e empresas privadas envolvidas com a geração de energia eólica no País: ABIMAQ, ABEEÓLICA, BNDES, Acciona, Gamesa, General Electric, Siemens, Vestas, WEG e Wobben.

Outra área destinada ao conhecimento, a Arena Técnica, ofereceu gratuitamente, entre os dias 3 e 6 de maio, palestras sobre automação, controle e medição, tecnologias em máquinas-ferramenta, fundição e forjaria, movimentação e armazenagem, entre outros temas. Entre as empresas palestrantes estiveram algumas das líderes em seus segmentos, como Ascoval, Balluff, Bosch Rexroth, Certi, Cognex, Grundfos, IMI Norgren, Kuka Roboter, Miura, Schuler e outras, além da Caixa Econômica e Sebrae.

Parceria Internacional

A relevância das entidades comprometidas com a FEIMEC conquistou o apoio da associação alemã dos fabricantes de máquinas-ferramenta VDW (Verein Deutscher Werkzeugmaschinenfabriken) para a EXPOMAFE, feira do setor de máquinas-ferramenta e automação industrial que será realizada em 2017.

No dia 5, a FEIMEC recebeu a presença de Christoph Miller, diretor de Exposições da VDW, que assinou o acordo de parceria com a ABIMAQ e a Informa Exhibitions para promoção e divulgação da feira na Europa, em especial nos países de língua alemã.

Visitantes qualificados

Grandes empresas enviaram representantes à FEIMEC para conhecer os lançamentos e fazer negócios como as marcas expositoras, como, por exemplo, EMBRAER, de praticamente todas as montadoras instaladas no País – GM, Ford, Mercedes Benz, Honda, Hyundai, Volkswagen, Scania, Toyota, Peugeot – e de outros setores da economia, como Brinquedos Bandeirante, Caterpillar, ThyssenKrupp, General Electric, Rhodia, Nestlé, Electrolux e muitas outras

Estes são apenas alguns exemplos que ilustram a visitação altamente qualificada da FEIMEC 2016, formada em sua maioria por empresários, executivos, compradores e técnicos com alto poder de decisão. Centenas destes visitantes vieram à FEIMEC por meio de caravanas – organizadas de forma espontânea e pelos organizadores da feira –de diversas regiões de País, em especial do interior de São Paulo.

A FEIMEC reuniu 500 marcas expositoras nacionais e internacionais. Entre elas estiveram os principais players dos diversos segmentos que compõem a indústria de bens de capital: Automação e Robótica, Compressores, Impressão 3D e Manufatura Digital, Metrologia Industrial e Medição, Acionamentos, Redutores e Motores, Tecnologias Industriais de Ponta, Máquinas-Ferramenta, Máquinas de Corte e Conformação, entre outros.

Negócios internacionais

A 1ª Rodada Internacional de Negócios possibilitou que compradores de diferentes países do mundo estivessem reunidos com representantes da indústria brasileira de máquinas e equipamentos para conhecer seus produtos. O resultado, entre negócios fechados e futuros, atingiu o valor ainda parcial de US$ 10,5 milhões, e abriu frentes para que novos importadores conheçam os produtos e fábricas brasileiras do setor.

Dezessete compradores estrangeiros, vindos da África do Sul, Cazaquistão, Chile, Colômbia, México, Egito, Peru, Quênia e Rússia, estiveram reunidos com cerca de 40 empresas nacionais fabricantes de máquinas e equipamentos. Foram realizadas mais de 250 reuniões, pré-agendadas a partir de um longo trabalho que incluiu o cruzamento de informações entre empresas brasileiras e estrangeiras, onde foram identificados os interesses e necessidades de produtos e mercados.

A ação de promoção comercial, denominada Projeto Comprador, foi organizada pelo Programa Brazil Machinery Solutions, uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a ABIMAQ.

Antecipando o futuro

Grande estrela da FEIMEC 2016, a demonstração da Manufatura Avançada, Indústria 4.0, chamou a atenção de todos os visitantes que passaram pelos corredores da feira. Iniciativa exclusiva e inédita no Brasil, a fábrica inteligente antecipou o futuro ao apresentar o funcionamento de uma linha de produção autônoma e inteligente.

Formada por seis robôs integrados com centros de usinagem e equipamentos de gravação a laser, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Identificação por Radiofrequência (RFID), Big Data e outros recursos, a demonstração de Manufatura Avançada trabalhou ininterruptamente durante os cinco dias da feria. Os visitantes puderam acompanhar ao vivo o processo de fabricação de um acessório para escritório que une as funcionalidades de porta-lápis e porta-celular.

Primeiro Passo

A FEIMEC é o primeiro passo de um processo que representa o futuro das feiras de negócios da indústria de máquinas e equipamentos. Os próximos passos que vão consolidar o projeto serão dados em 2017, com a realização de outras duas feiras: Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico e da Borracha, de 20 a 24 de março, e EXPOMAFE – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, de 9 a 13 de maio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *