Grefortec completa 25 anos de trajetória

Grefortec completa 25 anos de trajetória

Em pleno processo de sucessão familiar na administração da empresa, a Grefortec completa 25 anos. Antonio Gremes Pereira, fundador e diretor-presidente da empresa, relata com orgulho sua trajetória, no comando da empresa, desde 1989, ano de sua fundação. Nascido, em São Paulo, e formado em Engenharia Elétrica, mudou-se com a família para São Leopoldo, para atuar na filial de uma empresa paulista, fabricante de fornos. Em virtude da crise econômica vivida pelo país na época, os planos tiveram que ser modificados, em razão do fechamento da filial. Antonio, percebendo que a região era carente neste segmento, decidiu criar seu próprio negócio.

Atuando na manutenção de fornos industriais e na venda de peças de reposição, fundou no dia 19 de Junho de 1991, a ABC Fornos Industriais. A empresa funcionou, durante um ano, na garagem da residência da família. Em 1992, já com sede própria, a empresa mudou o nome, e com a junção das iniciais de Gremes, Fornos e Tecnologia, passou a se chamar Grefortec.

Em 1994, a empresa fabrica o maior forno de tratamento térmico da América Latina, na cidade de Canoas (RS). Para suprir uma necessidade de mercado, Antonio traçou uma nova trajetória, implantando a área de tratamento térmico de metais, em 1999. A ideia surgiu quando percebeu-se que muitos clientes tinham certa dificuldade em adquirir seus próprios fornos ou até mesmo não dispunham de espaço físico para a instalação.

Em 2012, foi ampliado o parque fabril a unidade de Equipamentos foi transferida para a cidade de Portão, em uma área de 14 hectares.

Em 2015, foi concedida uma licença exclusiva para ser a fabricante oficial, em toda a América do Sul, de fornos industriais da Aichelin Group. A multinacional austríaca também estabeleceu a transferência de tecnologia para a Grefortec, contribuindo para elevar o patamar da empresa, que passou a ser reconhecida internacionalmente.

Ao avaliar os 25 anos, o empresário relembra as dificuldades, e a inconstância dos planos econômicos, que vêm desafiando as empresas. “Devemos estar estruturados para ultrapassar as dificuldades; ter capacidade de inovar e se adaptar para facilitar o dia a dia da empresa; entender que o mundo ficou pequeno e não desistir. Temos desafios todos os dias, por isso devemos fazer o que é possível ser feito, mesmo que a contragosto; e aprender na prática, que o retorno financeiro não é imediato, que não somos eternos e que não se pode tudo”, argumenta Antonio.

Por isso, há seis anos teve início a preparação para a transição de comando da Grefortec. “Foram momentos de muito aprendizado em família, mas já estamos prontos. Queremos que a empresa se mantenha saudável no mercado e passe para o cliente esta visão de futuro”, afirma Antonio. A direção conta com o papel estratégico dos três filhos: Rodrigo – diretor industrial, Andrea – diretora comercial, Andressa – diretora administrativa.

 

Contato

Avenida Getúlio Vargas, 3725
Bairro São João Batista
São Leopoldo (RS)
51 3592-7111
www.grefortec.com.br

 

1 Comentário

  1. Francisco de Paula da Costa. disse:

    GREFORTEC ! Um Marco da Indústria do Rio Grande do Sul. Após o Tratamento Térmico que sempre trabalhou dentro dos Padrões e Normas. Antônio Gremis o conheço por mais de 30 Anos. Sou Amigo Pessoal e Profissional da Família Gremis! Desejamos à GREFORTEC BRILHE POR UM SEMPRE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *