Guia dos Tratadores Térmicos

Guia dos Tratadores Térmicos

Destacamos nesta edição o tradicional Guia dos Tratadores Térmicos, que traz mais de 240 empresas brasileiras prestadoras de serviços voltados para o setor de tratamentos térmicos.

Gostaria de chamar atenção para os artigos que apresentamos: “10 Dicas ao Instalar um Sistema por Indução”, que apresenta a vantagem do aquecimento por indução para aplicações específicas quando comparado com os métodos comuns. O segundo artigo, “Lãs Isolantes Para Elevadas Temperaturas”, mostra vantagens e desvantagens tecnológicas e econômicas relativas a uma aplicação específica. E, para completar, o artigo “Importância da Ciência no Entendimento de Falhas”, nos ajuda a compreender os conceitos básicos de ciências dos materiais e engenharia e os fatos fundamentais da relação entre estrutura e comportamento e como a estrutura é desenvolvida pela seleção de detalhes específicos de processo.

Honrando o compromisso de sempre buscar novos conteúdos relevantes, estreamos nossa nova coluna de ‘Soldas’, assinada por Edson Urtado, abordando um tema interessante: alívio de tensões em juntas soldadas. O tratamento térmico de alívio de tensões é a mais importante operação para garantir a estabilidade de um conjunto soldado. Edson se junta ao rol de renomados colunistas da IH. As já tradicionais colunas, como sempre, estão ricas em informações e dicas técnicas.

Não esquecendo dos eventos do setor, tivemos em 15 e 16 da Março a realização do IV Seminário de Processos de Tratamentos Térmicos, realizado na FACENS – Faculdade de Engenharia de Sorocaba, no interior de SP. Durante os dois dias, diversas palestras técnicas foram apresentadas aos participantes. A visita técnica foi realizada na INSER – Indústria Comércio e Serviços Ltda, – empresa do Grupo Dental Morelli – que atua na área de equipamentos e produtos dentários. Lá, acompanhados de monitores da empresa, os participantes puderam conhecer os diferentes processos de produção e fornos a vácuo em funcionamento. Destaco aqui a palestra proferida por Darrell Dal Pozzo, publisher das revistas Industrial Heating e Forge nos EUA, apresentando dados e um panorama sobre o mercado baseado em estudos do MTI (Metal Treating Institute). Dal Pozzo trouxe as principais informações do relatório elaborado pelo instituto, com previsões sobre o mercado de tecnologias térmicas nos próximos anos. Com certeza, dados importantes para os profissionais do setor.

Outro evento que superou nossas expectativas foi o V Curso de Manutenção e Segurança em Fornos Industriais, realizado em 31 de Maio e 01 de Junho, em auditório da EATON, em Valinhos (SP). Com 16 excelentes palestras em dois dias de evento, cabe destaque à participação de Cláudio Goldbach com “A fascinante manutenção dos Fornos 4.0”, fazendo chegar mensagens por SMS de problemas em uma simulação de forno aos quase 80 participantes do curso.

Outros destaques no primeiro semestre deste ano foram: a realização no mês de Maio da EXPOMAFE, patrocinada pela ABIMAQ, na São Paulo Exhibition e Convention Center, que mostrou excelente nível de visitantes e de negócios realizados, e a VIII Conferência Brasileira sobre Temas de Tratamento Térmico (TTT 2017), que reuniu trabalhos acadêmicos apresentando inovações para o setor. Promovido pela Metallum, o evento deste ano apresentou 58 trabalhos. Tradicionalmente, a revista Industrial Heating Brasil premia os 3 melhores trabalhos. Vale a pena conferir!

Boa leitura!

Udo Fiorini
Udo Fiorini
Sócio por 10 anos de uma empresa de fornos industriais. Formado em jornalismo pela PUC Campinas, desde 2008 edita no Brasil as revistas Industrial Heating e Forge. Sócio da empresa Grupo Aprenda que realiza cursos, seminários e eventos voltados para as áreas atendidas pelas publicações da S+F Editora

1 Comentário

  1. Gostaria de ler e conhecer o Guia dos Tratadores Termicos mas nao conssegui acessa-lo.

    Grato

    Francisco Grion

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *