Guia dos tratadores térmicos

Guia dos tratadores térmicos

Esta é a edição em que publicamos o II Guia dos Tratadores Térmicos. Trata-se de uma listagem continuamente atualizada das empresas prestadoras de serviços de tratamentos térmicos existentes no Brasil. Estamos no segundo ano de publicação deste guia, agora com uma novidade: a lista dos serviços de tratamentos térmicos oferecidos pelas empresas foi ampliada.

E, por falar em tratamentos térmicos, nada menos do que três dos cinco artigos desta edição tratam do tema. Começando pelo excelente “Nitretação por Plasma Pulsado”, com Wolfgang Singewald, da empresa Nitrion, apresentando a evolução do processo com equipamentos de parede fria. Não são comuns artigos abordando banho de sais, por isso chamamos a sua atenção para o “Recuperação de Sal de Austêmpera”. Walter Nikkel, da Universidade Federal do Paraná, nos traz sua experiência de anos de prática na área de tratamento térmico de austêmpera efetuado em fornos a banho de sal. Por último, na área de tratamento térmico de não ferrosos, a empresa americana HeatTek nos apresenta o artigo “Melhora da Qualidade e da Quantidade no Tratamento Térmico de Fundidos de Alumínio”.

Além destes, dois outros excelentes artigos: no campo da indução, temos José Machado Junior, da SMS Elotherm, apresentando o tema “Aquecimento Indutivo na Laminação a Quente de Perfis Planos”. E a Morgan Thermal Ceramics nos traz o artigo sobre “Métodos de Avaliação de Refratários Monolíticos para Fornos de Espera de Alumínio Fundido”.

Ainda não tenho estatística pormenorizada setorializando os tratamentos térmicos prestados em nosso país, mas me parece claro que o principal mercado atendido ainda é o automotivo, apesar dos avanços contínuos do setor aeroespacial, agrícola, de energia e do óleo e gás. Talvez seja isso que nos leva a publicar com frequência nesta revista colunas trazendo informações sobre processos e produtos da área automotiva. Esta edição não foge à regra. No campo da Metalurgia do Pó, o colunista Marcos Pallini – que assina a coluna pela primeira vez – comenta as oportunidades que surgiram por conta do Inovar-Auto. Tema também explorado por Carina Leão em sua coluna, sob o sugestivo título “Capacitação de Fornecedores no Inovar-Auto”. Aliás, o mesmo tema também é abordado por Marco Colosio em sua coluna sobre Pesquisa e Desenvolvimento.

Alysson Duarte, em sua coluna Integração Empresa-Universidade, trata o interessante tema da Estampagem a Quente de Peças Estruturais Automotivas. Novas possibilidades se abrindo com a fabricação local de matéria-prima própria para esta tecnologia. E universidades brasileiras procurando desenvolver soluções tecnológicas alternativas. Falando em tecnologia, Antonio Augusto Gorni nos apresenta, em sua coluna Siderurgia, o interessante processo da Soldagem por Fricção Linear.

Antes da impressão em definitivo, tenho a oportunidade de conferir a revista ainda na fase de boneco em preto e branco. E me empolgo. Não quero e não posso deixar de comentar sobre a riqueza e a diversidade de seus artigos e colunas, a experiência e o nível de seus escritores.

E você, leitor, vai perceber que temos uma nova coluna, Transmissões Mecânicas, conduzida pelo experiente Leandro Perestrelo. Tive a oportunidade de acompanhar sua apresentação sobre o tema em um dos eventos em que participei e me perguntei por que não trazer para nossa revista uma explanação fácil e prática do funcionamento deste conjunto de engrenagens que diariamente acionamos em nossos veículos. Para mim, engrenagens são TT em sua essência. Saúdo e agradeço a participação do Leandro. Por intermédio dele quero estender o agradecimento a todos os articulistas e colunistas de nossa IH.

Outro ponto que vale ser ressaltado é o atual panorama da indústria automobilística, que, não atravessa seu melhor momento. Isto torna-se perceptível pelos índices apresentados em nossa revista.

Não poderíamos deixar de mencionar, ainda, o I Seminário de Tecnologias de Tratamento Térmico a Vácuo, realizado na cidade de Itupeva, realizado pelo Grupo Aprenda e que teve apoio da revista Industrial Heating.

Boa leitura!

Udo Fiorini
Udo Fiorini
Sócio por 10 anos de uma empresa de fornos industriais. Formado em jornalismo pela PUC Campinas, desde 2008 edita no Brasil as revistas Industrial Heating e Forge. Sócio da empresa Grupo Aprenda que realiza cursos, seminários e eventos voltados para as áreas atendidas pelas publicações da S+F Editora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *