Medição de temperatura sem fio é destaque em seminário na FACENS

Medição de temperatura sem fio é destaque em seminário na FACENS

As vantagens da medição de temperatura por infravermelho e da transmissão sem fio foram os temas da palestra da Omega™ durante o IV Seminário de Processos de Tratamentos Térmicos, que ocorreu em 16 de Março na FACENS (Faculdade de Engenharia de Sorocaba).

A apresentação do engenheiro Matheus Plotegher despertou o interesse dos participantes por detalhar os conceitos, as técnicas e os benefícios, além de equipamentos disponíveis no Brasil, da utilização destas tecnologias em processos que envolvem altas temperaturas, como os compostos por fornos industriais.

Referência mundial no tema, a Omega™ oferece produtos e soluções completas para medição e controle de processos com sensores de infravermelho e aparelhos de transmissão e recepção sem fio, além de literatura técnica em seu site (br.omega.com).

Entre os produtos disponíveis no Brasil, estão medidores compactos (OS-FS e OS685U), portáteis (OS561), de montagem fixa (OS mini USB, OSAT, OS136, OS137, OS3601 e IR2C) e termovisores (OSXL160).

Além disso, a Omega™ disponibiliza o e-book “Medição de Temperatura por Infravermelho e suas Aplicações” para download gratuito no link br.omega.com/e-book.

Outros Manuais de Referência Técnica estão à disposição estão disponíveis gratuitamente no site (br.omega.com/literature), e apresentam referências completas, especificações técnicas e diversos tipos de aplicações.

 

Contexto

A temperatura é umas das grandezas físicas mais medidas em aplicações industriais dos mais variados setores, como o químico, alimentício, siderúrgico, celulose e muitos outros. Porém, apesar de os sensores de contato serem os mais utilizados, eles apresentam uma série de limitações em muitas aplicações.

Por exemplo, os sensores convencionais não são indicados para locais de difícil acesso ou perigosos, para máquinas e equipamentos com partes móveis, ambientes com interferências magnéticas, para medir grandes intervalos ou temperaturas muito elevadas, entre outras.

Do mesmo modo, a transmissão sem fio apresenta diversas vantagens às operações industriais, como melhor relação custo benefício para instalação e operação, além de flexibilidade, agilidade no registro, processamento de dados, entre outras.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *