Novo ano, novo visual, nova casa

Novo ano, novo visual, nova casa

Nesta primeira edição de 2015 da revista IH temos algumas novidades para registrar e comemorar. A principal delas está estampada na capa. O novo logo traz uma moderna identificação para a quase centenária publicação. E não somente a logomarca foi modernizada, toda a revista foi repaginada. Desde a sua fundação, em 1931, a Industrial Heating Magazine passou por várias alterações em sua apresentação gráfica. As evoluções de tempos em tempos das capas podem ser visualizadas nesta edição, no editorial de Reed Miller, editor da revista nos Estados Unidos.

Outra novidade é a nova sede da revista Industrial Heating no Brasil. Desde o início de Janeiro, estamos em um novo endereço em Campinas (SP). Além do maior espaço para redação, diagramação e administração, o novo prédio conta com salas que deverão possibilitar a realização de cursos e treinamentos de turmas reduzidas por conta do Grupo Aprenda, divisão da S+F Editora. Além disso, oferece a possibilidade de utilização como área para exposição e uso de equipamentos de laboratório metalográfico, por exemplo.

O ano promete muita atividade no setor. Já em Março aconteceu o II Seminário de Processos de Tratamento Térmico de Aços, em Brusque, Santa Catarina, no auditório e dependências da empresa fabricante de autopeças Zen. Vale ressaltar que em Janeiro ocorreu o curso Metalurgia do Pó. Você, leitor, poderá ver matérias com a cobertura de ambos nesta edição.

Além destes, ainda estão programados outros importantes eventos que movimentarão os principais profissionais do setor de tratamentos térmicos do país. Dentre os quais, destaco os seminários: II Seminário de Tecnologias de Tratamento Térmico a Vácuo, em Maio; I Seminário de Aquecimento por Indução na Metalurgia, em Julho; I Seminário de Nitretação a Plasma e Convencional, agendado para Setembro; e o III Seminário de Tecnologia do Forjamento, em Novembro. Veja calendário completo, incluindo os cursos, nesta edição.

Em Junho acontecerá, na Alemanha, mais uma edição da Thermprocess, feira de destaque mundial do setor de processamento térmico. Realizada a cada 4 anos em conjunto com as feiras Gifa, Metec e Newcast, a exposição será realizada na cidade de Düsseldorf, de 16 a 20 daquele mês. Estaremos visitando esta feira e dedicaremos uma reportagem especial sobre ela nas próximas edições.

Isso mostra nosso compromisso de, cada vez mais, manter nossos parceiros (e a nós mesmos, evidentemente) atualizados sobre as novas tendências acerca das tecnologias térmicas, proporcionando conteúdo teórico e prático.
Aliás, por falar em conteúdo, lhes concedo um breve parecer sobre os artigos que apresentamos nesta edição. O artigo “Ensaio de Tração a Quente”, escrito por Alyssia Bostrom e George Halpin, da Applied Test Systems, expõe formas para melhorar a eficiência neste processo. Já “Faça o seu Forno de Atmosfera Trabalhar por Você”, de Rene Alquicer, Aymeric Goldsteinas e Craig Moller, da Ipsen, apresenta dicas sobre cementação e têmpera. “Tendências Atuais na Manutenção de Sistemas a Vácuo”, de autoria de Geoff Humberstone, representando a Metallurgical High Vacuum Corporation, mostra como seu investimento pode ser maximizado por meio de manutenção preventiva.

Gostaria de chamar sua atenção para o artigo “Efeito de Tratamentos Termomecânicos na Microestrutura de Ligas Biomédicas de Ti-15Zr-Mo”. Primeiramente, destaco por ser um artigo nacional de altíssima qualidade, de autoria de Diego Nespeque Correa, doutorando da UNESP, com apoio de uma equipe de pesquisadores. Outro ponto a ressaltar é que este trabalho foi o vencedor do Prêmio Industrial Heating concedido aos palestrantes do evento TTT 2014.

Outro destaque especial nesta edição é a coluna escrita por Arlen Luo, editor da IH na China. Chamamos sua atenção para os seus comentários sobre o tamanho do mercado daquele país. Arlen cita o número de empresas prestadoras de serviços de tratamentos térmicos existentes na China. São dados impactantes.

Tenha uma boa leitura!

Udo Fiorini
Udo Fiorini
Sócio por 10 anos de uma empresa de fornos industriais. Formado em jornalismo pela PUC Campinas, desde 2008 edita no Brasil as revistas Industrial Heating e Forge. Sócio da empresa Grupo Aprenda que realiza cursos, seminários e eventos voltados para as áreas atendidas pelas publicações da S+F Editora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *