Pergunte ao Especialista: #Retificação Centerless

Pergunte ao Especialista: #Retificação Centerless

Pergunta: Em retificação centerless, só consigo boa estabilidade na precisão das peças, quando se forma a canaleta de desgaste na régua de apoio. Isso é correto?

Resposta: Isso não é o correto, muito embora esse conceito ainda persistapara a manutenção de sua precisão geométrica em circularidade ou cilindricidade durante a retificação. Nem mesmo com as réguas com apoio prismático, pois o único objetivo destas é permitir que as peças sejam conduzidas sem a ajuda das guias de entrada e saída dos rebolos, em especial para peças de pequenos diâmetros. Mas vejamos as desvantagens e prejuízos:  a) Ela não auxilia em nada, na correção ou manutenção da precisão geométrica das peças retificadas, muito pelo contrário, desgaste na régua de apoio é sinônimo de esforço mecânico e, isso significa graves desvios de forma geométrica nas peças, com demanda de mais repasses, para se conseguir bons resultados;  b) Afeta diretamente a rugosidade, pois o que seria uma linha de contato tangencial se torna uma área de contato, permitindo que os grãos soltos dos abrasivos e os micros cavavos gerados, se alojem ou passem por entre a peça e o apoio da régua especialmente, onde o sistema de filtragem do fluido refrigerante é deficiente, provocando assim, as marcas e riscos “unha de gato”, na superfície retificada e c) O desgaste da régua nesse processo, ocorre de modo exponencial e, a medida que essa área vai aumentando, fatalmente ocorrerão as trincas e quebras do metal duro, do qual são feitas a maioria dos apoios das réguas! Nesse caso, o processo de recuperação é de alto custo, envolvendo muitas vezes, a troca total do calço de MD.

Angelo Valdir Lanza

Pesquisador e Consultor na área de Usinagem por Abrasão, com especialização em Processos de Retificação e Brunimento de Alta Precisão. Especialista da empresa Robert Bosch – Brasil / Alemanha; Diretor da ATBA – Associação Técnica Brasileira de Abrasivos – sede: LAMAFE – USP – São Carlos – SP.

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