Retrospectiva

Costumeiramente, no início do ano, procuro fazer uma retrospectiva do ano anterior e um panorama do ano que se inicia. Mas por uma série de razões, o ano que termina merece uma consideração especial da mesma forma que o ano que se inicia merece comentários antecipados.

Já no início deste ano se previa que 2014 seria, no mínimo, intenso. A possibilidade da realização em períodos próximos de Feira da Mecânica, I Seminário de Processos de Tratamento Térmico dos Aços, Copa do Mundo de Futebol, Congresso ABM, TTT, Congresso SAE, Eleições Presidenciais, entre tantos outros eventos não menos importantes, fazia de 2014 um ano especial. E a previsão se confirmou. Sem entrar na avaliação da série de eventos, fato é que a realização da Copa fez com que o país “travasse” por um bom período.

A economia estagnou. O crescimento para o ano está estimado em algo próximo a 0,3%. Somente. Para negócios, um ano difícil. Se a combinação com o período de campanha eleitoral também influiu no resultado é difícil de confirmar. Fato é que o mercado de tratamentos térmicos acusou o baque. Basta conferir a evolução dos indicadores econômicos apresentados em cada edição da Industrial Heating. Os números começaram a cair já no primeiro trimestre de 2014, continuaram em queda no segundo e somente estão apresentando evolução positiva no terceiro trimestre, visto a partir da ótica do quarto trimestre. Pois os dados se baseiam em resposta à consulta efetuada neste período.

E, pelo visto, 2015 não deverá ser muito melhor. A previsão generalizada é de um crescimento próximo a 1%. Que, embora extremamente modesto, ganha aura vencedora quando comparado ao crescimento pífio do ano que está se encerrando. E talvez 2015 nem chegue a tanto, com crescimento maior somente em 2016.

Isso sem contar os outros desafios que o ano trará. A ABM, Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração, decidiu concentrar em um único evento os vários congressos anteriormente realizados pelo Brasil. Assim, teremos o evento ABM Week a se realizar no Rio de Janeiro, em Agosto de 2015. Com certeza o maior evento minerometalúrgico a acontecer na América Latina.

Através da nossa divisão Grupo Aprenda, estaremos apresentando além do II Seminário de Processos de Tratamentos Térmicos de Aços, II Seminário de Tecnologias de Tratamentos a Vácuo, o I Seminário de Nitretação, em parceria com a UDESC, em Joinville, I Seminário de Aquecimento por Indução na Metalurgia e o III Seminário de Tecnologia do Forjamento.

No meio da nossa correria em 2014, um momento de reflexão. No início de Julho estivemos em visita à sede da revista Industrial Heating em Pittsburgh, nos Estados Unidos. Embora todas as revistas do grupo BNP Media estejam centralizadas na sede da empresa em Troy, no Michigan, a Industrial Heating segue com sua sede em Pittsburgh, na Pensilvânia. Foi lá que há mais de 80 anos ela foi fundada, em uma cidade conhecida como a “Cidade do Aço” por causa das siderúrgicas instaladas na região. E nesta nossa visita tivemos como cicerone o editor da revista Industrial Heating nos Estados Unidos, Reed Miller.

Metalurgista, Reed é editor das revistas Industrial Heating e Forge nos EUA desde 2006. Anteriormente, trabalhou como metalurgista sênior por quase 15 anos em siderúrgicas da região de Pittsburgh. A sua formação lhe permite também escrever artigos técnicos, como, por exemplo, nesta edição, em que publicamos um texto dele sobre a impressão 3D, a manufatura aditiva.

Por falar nesta edição, uma série de artigos muito interessantes além do “Passado, Presente e Futuro da Impressão 3D”, de Reed Miller: “Selecionando uma Liga Resistente ao Calor Apropriada”, da Rolled Alloys. “Montagem a Quente de Insertos de Metal por Indução”, da Ambrell; “Vantagens da Utilização de Mulita em Revestimentos de Fornos para Altas Temperaturas”, da Temtek Solutions; e “Equipamentos para Aplicações em Fundições Especiais”, da Consarc.

Boa leitura!

Udo Fiorini
Udo Fiorini
Sócio por 10 anos de uma empresa de fornos industriais. Formado em jornalismo pela PUC Campinas, desde 2008 edita no Brasil as revistas Industrial Heating e Forge. Sócio da empresa Grupo Aprenda que realiza cursos, seminários e eventos voltados para as áreas atendidas pelas publicações da S+F Editora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *