SAE Brasil debate metrologia para fábricas do futuro

SAE Brasil debate metrologia para fábricas do futuro

Novas tecnologias de medição industrial agora propõem reduzir o tempo das análises e aumentar a precisão dos resultados. Debater as tendências tecnológicas do setor, no contexto da Indústria 4.0, é o objetivo principal do Simpósio SAE Brasil de Metrologia 2016, que será realizado dia 30 de Novembro, na empresa Meritor, situada no Polo Industrial de Resende (RJ).

“Com a chegada da Internet das Coisas e o crescimento da automatização, a indústria  deve revolucionar as linhas de montagens e gerar produtos inovadores e customizados em futuro próximo, com robôs cada vez mais colaborativos no processo”, comenta Juliano Moraes, chairperson do simpósio e supervisor de Qualidade da MAN Latin America.

No cenário de inovações estão sistemas de medição integrados a linhas de produção (medição in line) e ferramentas de medição óptica 3D. “O metrologista passará a ter função muito mais analítica do que operacional, o que certamente impulsionará a produtividade, de modo a minimizar os erros e aumentar a qualidade”, avalia o engenheiro.

Programação

Com o tema “Metrologia na Cadeia de Fornecedores da Indústria da Mobilidade”, o encontro terá sete palestras. Especialistas com largas experiências na área falarão para engenheiros e técnicos que atuam em indústrias, centros de pesquisa e agências governamentais assim como acadêmicos e estudantes de engenharia.

Paulo Roberto Guimarães Couto, chefe do Laboratório de Pressão do Inmetro, abrirá o encontro e discutirá sobre a função dos laboratórios de metrologia no contexto da globalização. Em seguida, Vicente Massaroti, diretor técnico da Vtech, fará avaliação sobre o uso da medição óptica 3D na Indústria 4.0.

Gustavo Daniel Donatelli, ‎diretor executivo do Centro de Metrologia e Instrumentação da Fundação CERTI, falará sobre o controle estatístico de processos para a melhoria contínua da qualidade; e Celso Scaranello, presidente da Rede Metrológica do Estado de São Paulo (Remesp), discutirá sobre qualificação metrológica.

Depois Rodrigo dos Reis Pereira, da Embraer, abordará especificação geométrica do produto e controle dimensional. Integração de máquinas de medição por coordenadas a linhas de produção na Manufatura 4.0 será o tema de André Roberto de Sous, professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Em seguida, Danilo Lapastini, vice-presidente da Hexagon Manufacturing Intelligence, ministrará palestra focada na Indústria 4.0.

Organizado pela Seção Regional Rio de Janeiro da SAE BRASIL, sob a direção do engenheiro Mithermayer Menabó Junior, o encontro recebe patrocínio das empresas Dassault Systemes, Mitutoyo e Vtech, além de apoio do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), Rede Metrológica do Estado de São Paulo (Remesp) e Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM).

“Os simpósios da SAE BRASIL são focados em temas indispensáveis para o desenvolvimento da engenharia da mobilidade e voltados a uma visão das tendências globais da tecnologia de ponta”, diz o engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *