SAE BRASIL premia MAHLE pelo melhor trabalho internacional apresentado no Congresso de 2015

SAE BRASIL premia MAHLE pelo melhor trabalho internacional apresentado no Congresso de 2015

Os engenheiros Pedro Lerman, da MAHLE Argentina, e Rômulo Petrini Fogaça de Almeida, do Centro Tecnológico MAHLE, receberam o prêmio de Melhor Paper Internacional concedido pela SAE BRASIL. O prêmio se refere ao melhor trabalho técnico (paper) inscrito e apresentado no Congresso SAE BRASIL 2015. O evento, que teve 132 trabalhos apresentados durante seu decorrer, teve sua cerimônia de premiação realizada no escritório central da SAE BRASIL.

O trabalho vencedor, intitulado “Válvulas para serviços pesados com desempenho melhorado através de tratamento de nitretação”, foi inscrito dentro do tema “Motores e Transmissões”. O paper destaca o desenvolvimento do tratamento de nitretação para as válvulas dos motores de serviço pesado, colaborando para uma maior resistência ao desgaste. Em complementação a esse ganho de durabilidade, está o importante fato de que a nitretação elimina resíduos pouco ecológicos de banho eletroquímico como é o caso da tecnologia anterior de cromação.

“Foi muito gratificante receber esse reconhecimento por que o projeto foi longo e trabalhoso”, afirma Rômulo Almeida, do Centro Tecnológico MAHLE de Jundiaí, em São Paulo. “Trouxemos para a América do Sul um desenvolvimento que normalmente seria realizado pela matriz na Alemanha, e nunca pensamos que o resultado final pudesse vir a ser premiado. Fizemos nosso trabalho pensando em solucionar um problema recorrente, apenas isso. Mas acabamos recebendo um reconhecimento fora da empresa, o que é ótimo profissionalmente e pessoalmente”, complementa Rômulo.

O processo de avaliação é realizado por um comitê técnico qualificado e renomado, formado por profissionais e acadêmicos do setor, que analisa a relevância do trabalho para a comunidade da mobilidade, e se ele traz inovações ou uma nova visão sobre o tema em questão. A premiação é uma forma de incentivar a divulgação de tecnologias que estão sendo desenvolvidas dentro das empresas, de forma a mostrar a competência tecnológica dos seus autores. O autor principal do melhor paper internacional receberá viagem e hospedagem para participar do Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade 2016, em São Paulo, que será realizado de 25 a 27 de outubro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *