Sistemas avançados de feixes de elétrons para fusão e revestimento desenvolvidos na Alemanha

Sistemas avançados de feixes de elétrons para fusão e revestimento desenvolvidos na Alemanha

As tecnologias-chave da Von Ardenne são relacionadas com as técnicas de fusão e evaporação por feixes de elétrons e de magnétron sputtering. A empresa possui mais de 800 patentes pelo mundo. Fundada em 1991, a empresa deve seu nome a Manfred von Ardenne, um cientista e inventor altamente talentoso, visionário e tenaz, nascido em 1907. Suas contribuições para invenções como o rádio receptor (ou, rádio, seu nome mais comum), a televisão e o microscópio eletrônico de varredura são extraordinárias. Ele criou aproximadamente 600 patentes para as tecnologias de rádio e televisão, microscopia eletrônica, plasma nuclear e tecnologias médicas, além de ter sido o autor de incontáveis livros e publicações – tudo isso sem possuir ensino superior e sem o diploma do ensino médio.

Atualmente, a Von Ardenne oferece sistemas de feixes de elétrons e equipamentos de alta precisão a vácuo para revestimentos que já são usados, aprovados e muito apreciados pela indústria. Tendo desenvolvido e vendido sistemas completos de fornos de fusão, hoje, a Von Ardenne coopera com a Retech Systems LLC, uma companhia do grupo Seco/Warwick e líder global no suprimento de equipamentos metalúrgicos para tecnologias avançadas de fusão, refino, fundição reativa e desenvolvimento de metais refratários (como o titânio e suas ligas), de superligas e de metais terras raras.

O primeiro forno de fusão por feixe de elétrons foi desenvolvido e construído em 1959. Durante as últimas décadas, a Von Ardenne substituiu os seus primeiros canhões emissores de elétrons de alta potência por novos modelos com design mais moderno e características melhoradas, baseados no princípio de controle de potência VARIOCATHODE.

Os canhões emissores de elétrons da Von Ardenne são os mais potentes do mundo e podem ser encontrados com design modular e dimensionados a partir de três modelos base: EH150V, EH300V e EH800V. Com cinco cátodos de diferentes tamanhos e duas configurações para o sistema catódico, os canhões podem atender a uma ampla variedade de condições de processamento. O canhão EH800V tem feixe com potência máxima de 800 kW e uma voltagem de aceleração de 60 kV. Ângulos de deflexão do feixe de até ± 45°, em frequências de varredura com máximo de 20 kHz, podem ser obtidos. Uma das excelentes características dos canhões Von Ardenne é o alto desacoplamento de pressão entre a câmara do processo e a câmara geradora do feixe, que permite a operação estável do feixe em pressões de até 5 Pa. As fontes de tensão têm como base tiristores ou controladores IGBT (Insulated-Gate Bipolar Transistor), que são responsáveis pelo fornecimento principal ou médio de frequências. O sistema de feixe de elétrons conta com um guia de médias para usuários, o “Beam Guidance System”, que torna o equipamento completo e facilita a sua operação. A Von Ardenne oferece os sistemas completos e pode, também, integrar canhões emissores de elétrons a um equipamento que o cliente já possua em sua fábrica/laboratório. Mais de 500 destes sistemas de feixes eletrônicos estão em operação pelo mundo.

A Von Ardenne fornece máquinas para revestimentos para aplicações a uma gama de substratos, como: lâminas metálicas, malhas plásticas, pás de turbinas, vidros arquitetônicos, painéis solares e wafers de diversos tamanhos. Todos os tipos de sistemas e componentes tecnológicos são vendidos mundialmente com uma taxa atual de exportação superior a 95%.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *