Thermprocess

O tema do editorial, e por que não dizer desta edição, não poderia ser outro. O conjunto de feiras Gifa/Metec/Thermprocess e Newcast é o lugar onde se respira metalurgia e processamento térmico. Realizado de 16 a 20 de Junho, no centro de exposições situado às margens do rio Reno, em Duesseldorf, na Alemanha. A organização conjunta das quatro feiras se repete a cada quatro anos, a última foi, portanto, em 2011. Cada uma delas voltada para um segmento:

• GIFA, a maior delas, com 942 expositores distribuídos em mais de 47.000 m2, é dedicada ao mercado de instalações e equipamentos para fundições, fundição sob pressão e operações de fusão. Neste ano se dividiu em fundição sob pressão e periféricos no pavilhão 11, técnicas de ataque e alimentação no pavilhão 12, química de fundição também no pavilhão 12, fabricação de moldes, machos e matrizes, bem como máquinas e equipamentos de fundição, nos pavilhões 15 a 17.

• METEC, feira especializada em metalurgia, teve este ano 512 expositores de 31 países distribuídos em 21.581 m2 nos pavilhões 3 a 5 do recinto ferial de Düsseldorf. Fornecedores de instalações e equipamentos para produção de ferro, aço e não ferrosos, bem como para laminadores e outros equipamentos para aciarias e siderúrgicas, estiveram presentes nesta feira.

• THERMPROCESS, feira focada em técnicas do processamento térmico, teve este ano 306 expositores distribuídos em 10.331 m2 dos pavilhões 9 e 10. Centros das atenções foram fabricantes de fornos industriais, de equipamentos de tratamentos térmicos e de processos térmicos. Também dentro desta área um espaço foi utilizado para a montagem do auditório THERMPROCESS-Symposium, onde continuamente expositores se revezavam nas apresentações de palestras técnicas sob o foco “Inovações Técnicas”.

• NEWCAST, feira criada em 2003 e especializada em peças e produtos fundidos, empresas de logística e provedores de serviço, teve 408 expositores apresentando seus produtos em 6.884 m2 de exposição distribuídos nos pavilhões 13 e 14.

Estive na feira e procurei focar meus contatos com pessoas e empresas que têm alguma relação com o nosso país. Fiz algumas entrevistas e as gravações em áudio e vídeo podem ser conferidas no nosso canal no YouTube e nas nossas redes sociais. Fotos com algumas das pessoas contatadas na feira estão reproduzidas nesta edição em um artigo especial.

Outro assunto que dominou as atenções no setor nestes primeiros dias de julho foi a notícia divulgada pela Bodycote de que decidiu encerrar as atividades em nosso país. Depois de 9 anos de aquisição da empresa Brasimet, que, por sua vez, já estava presente por mais de 50 anos no mercado brasileiro de tratamentos térmicos, a Bodycote definiu a data de 30 de Setembro próximo como data final de sua operação no Brasil. Veja matéria completa nesta edição.

Esta edição tem tradicionalmente o principal destaque no Guia dos Tratadores Térmicos. São várias páginas dedicadas a um completo guia da oferta de serviços no campo do tratamento térmico em nosso país. Com certeza não há outro igual. Se sua empresa tem algo para alterar ou acrescentar, por favor, informe-nos para atualizarmos nosso cadastro. É gratuito.

Como usual, publicamos nesta edição 4 artigos técnicos com temas próprios da revista. Assim, temos: Melhorando a Eficiência Energética com a Tecnologia de Captura Térmica, de Art Morris. Art é um escritor habitual sobre tecnologia térmica em nossa revista, com destaque para as planilhas Excel que ele cria sobre o tema. Outro artigo interessante trata do estudo de reduzir a perda do calor (e de energia, logicamente) através da manutenção dos dispositivos de carga dentro do forno, evitando resfriá-los juntamente à carga: Mantendo Aquecido o Que Está Quente. Outro artigo para o qual chamo sua atenção: Utilizando Tijolos Refratários Isolantes para Maximizar a Economia de Energia, de Steve Chernack, da Morgan Thermal Ceramics. E, por último, não deixe de ler o excelente Forno de Fusão de Cadinho a Gás: Melhorias e Economia com Participação de Fornecedores de Energia, Equipamentos e Cliente, escrito por Jim Roberts, da Eclipse nos EUA.

Tenha uma boa leitura!

Udo Fiorini
Udo Fiorini
Sócio por 10 anos de uma empresa de fornos industriais. Formado em jornalismo pela PUC Campinas, desde 2008 edita no Brasil as revistas Industrial Heating e Forge. Sócio da empresa Grupo Aprenda que realiza cursos, seminários e eventos voltados para as áreas atendidas pelas publicações da S+F Editora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *