Vitrine Expomafe: Segmento de robótica é destaque

Vitrine Expomafe: Segmento de robótica é destaque

Determinante no processo de automação industrial e ganho de produtividade, e um dos pilares da Indústria 4.0, a robótica está entre os segmentos com maior procura por fabricantes dos mais diversos setores. Na Expomafe esse segmento está representado por marcas, como ABB, Stäubli, Powermig, Elite Solda e Robótica, Kuka, Fanuc, Comau do Brasil, Baltec, Technos Prime, Mectrol, Universal Robots e outras.

A ABB está há 40 anos no mercado, e já instalou mais de 25 mil robôs no mundo todo. A novidade da empresa na feira é o modelo IRB 910SC da família SCARA, que vem integrar o portfólio de robôs pequenos da marca. Entre os seus atributos destacam-se velocidade, boa relação custo-benefício e precisão.

Com carga máxima de 6 kg, o IRB 910SC da ABB está disponível em três configurações distintas: IRB 910SC – 3/0,45, IRB 910SC – 3/0,55m, e IRB 910SC – 3/0,65. Todos os modelos possuem design modular com diferentes comprimentos de braço articulado e alcance individual de 450 mm, 550 mm e 650 mm respectivamente.

A família SCARA da ABB é projetada para atender grande variedade de aplicações que requerem movimentos ponto a ponto rápidos e repetitivos, tais como a paletização, despaletização, carga/descarga de máquinas e montagem de componentes, ideal para empresas que necessitam de rápido tempo de ciclo, alta precisão e confiabilidade para suas aplicações de montagem de peças pequenas e para automação de laboratórios e manipulação de medicamentos controlados. Cada modelo possui classificação de proteção IP54, indicado contra poeira e líquidos, de fácil instalação, já que sua montagem é feita sobre bancadas.

A Stäubli, fornecedora de soluções tecnológicas em três divisões, Connectors, Robotics e Textile, transformará seu estande na Expomafe 2017 em uma grande demonstração em torno do conceito de manufatura inteligente e da interação homem–máquina na linha de produção. O Centro Tecnológico Smart Factory é resultado da parceria entre a Stäubli e outras empresas integradoras e desenvolvedoras de sistemas de automação industrial. Cada uma delas idealizou e programou uma célula com robô Stäubli, aplicando metodologias pertinentes à Indústria 4.0 e transformando-as em exemplos reais de processos inovadores de produção, mais eficientes, autônomos e customizáveis.

A Stäubli também idealizou com seus parceiros o desenvolvimento de um processo de manufatura totalmente flexível, interconectado e inovador. O projeto batizado de Circuito Manufatura do Futuro será apresentado ao público durante a Expomafe, e parte da combinação de recursos e dispositivos modernos de automação industrial, sistemas de informação, comunicação via tecnologia RFID e controle robótico avançado sincronizando inúmeros eixos (Tecnologia Unival Drive). O visitante poderá circular entre os estandes do circuito e conhecer cada etapa do processo industrial, desde o processamento do pedido até a retirada do produto final.

Já no espaço reservado para a divisão Connerctors, a Stäubli exibirá as linhas de engates rápidos, placas de multiacoplamentos, conectores elétricos e trocadores de ferramentas robóticas com aplicação na indústria de máquinas-ferramenta, com destaque para as aplicações hidráulica, ar comprimido, fluidos em geral (engates em aço inox), controle térmico e outros.

Há uma década atuando com robótica e automação de processos industriais, a Powermig, que representa empresas como a japonesa Panasonic e a alemã Albany Assa Abloy, e desenvolve e fabrica produtos no Brasil, apresenta em seu estande avançadas soluções para soldagem robotizada, linhas de células robotizadas e portas de segurança de alta performance.

A Elite Soldas e Robótica leva para a feira suas células robotizadas para os processos de solda e corte desenvolvidas com utilização de robôs Panasonic. Entre as vantagens da automação robótica destacadas pela empresa estão o aumento de produção, com diminuição de espaço físico, economia de custos operacionais e de, em média, de 20% de arame, 85% de energia elétrica e 38% de gás de solda, repetibilidade e confiabilidade nos processos, aumento de segurança no parque fabril, e melhoria de qualidade de vida dos operadores.

Os robôs Panasonic, foram eleitos pela FIR (Federação Internacional de Robótica) como os mais avançados do mundo, na categoria industrial. O exclusivo Sistema TAWERS integra totalmente o robô, o controlador e a fonte de solda, de forma a oferecer uma ampla gama de recursos que otimizam o sistema, aumenta sua velocidade e elimina os erros de comunicação. Toda a programação, inclusive a parametrização da solda, é feita através do Teach Pendant.

Outros destaques da Elite na Expomafe são as mesas CNC Safira e CNC Ametista. A Safira, da linha Industrial, tem construção robusta e longa vida útil, sem necessidade de manutenção para alinhamentos; transmissão por motorredutores planetários permite excelente qualidade de corte sem serrilhamentos; e capacidade de corte de até 1″ em plasma e 4″ em oxicorte. Já a Ametista, da linha Profissional, oferece baixo custo sem perder qualidade e robustez; capacidade de corte de até 1″ em plasma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *