Agenda positiva

Não estou me referindo a números de faturamento de empresas do ramo, nem à produção da indústria automobilística, que sabemos estar ainda em compasso de espera por melhores momentos. Refiro-me ao que nós podemos verificar em nossas duas principais atividades, os eventos e as revistas técnicas

Final do primeiro semestre deste ano atípico, hora de fazer um balanço. Já era atípico por causa dos efeitos da Lava Jato, perspectiva de impeachment do governo Dilma, administração pública andando aos tropeços desde a malfadada eleição presidencial de 2014, culminando com o impeachment de Dilma Rousseff por 180 dias e permitindo a ascensão da administração Temer. Estamos no início deste governo, que nos brindou com uma completa reviravolta no direcionamento da condução deste país. Então, o título deste editorial prevê um otimista futuro imediato? Não, ainda não. Na verdade, ele se refere ao primeiro semestre de 2016.

Não estou me referindo a números de faturamento de empresas do ramo, nem à produção da indústria automobilística, que sabemos estar ainda em compasso de espera por melhores momentos. Refiro-me ao que nós podemos verificar em nossas duas principais atividades, os eventos e as revistas técnicas. Aliás, aqui cabe um parêntesis: para melhor operacionalidade destas duas atividades distintas, decidimos dividir neste primeiro semestre a empresa, criando uma nova, dedicada unicamente a sua atividade-fim: Aprenda Eventos Técnicos Ltda. A S+F Editora continua responsável pelas publicações técnicas.

Assim, vejamos: no primeiro semestre tivemos a primeira edição unicamente digital da IH, com uma expressiva participação dos anunciantes. Nesta edição, que está trazendo o Guia dos Tratadores Térmicos, outra surpresa: o expressivo retorno de dados dos players deste mercado com informações sobre suas empresas. E, para a próxima edição, em que publicamos o nosso também já tradicional e anual Guia de Compras, o interesse do mercado, tanto dos leitores como dos anunciantes, se mostra cada vez maior.

“No primeiro semestre tivemos a primeira edição unicamente digital da IH, com uma expressiva participação dos anunciantes. Nesta edição, que está trazendo o Guia dos Tratadores Térmicos, outra surpresa: o expressivo retorno de dados dos players deste mercado com informações sobre suas empresas. E, para a próxima edição, em que publicamos o nosso também já tradicional e anual Guia de Compras, o interesse do mercado, tanto dos leitores como dos anunciantes, se mostra cada vez maior.”

No campo dos eventos tivemos, em 17 e 18 da março, a realização do III Seminário de Processos de Tratamentos Térmicos, realizado nas dependências da FACENS – Faculdade de Sorocaba (SP). Com a expressiva participação de aproximadamente 130 profissionais da área, mostrou que é um evento que veio para ficar. Durante os dois dias, uma série de palestras técnicas foram apresentadas aos participantes, culminando com um painel sobre CQI-9. A visita técnica foi realizada ao setor de tratamento térmico da empresa ZF, que gentilmente cedeu as dependências e profissionais que acompanharam os grupos durante a visitação.

Outro evento que superou as expectativas foi o IV Curso de Manutenção e Segurança em Fornos Industriais, realizado em 01 e 02 de Junho, em auditório da empresa EATON, em Valinhos. Cerca de 16 palestras técnicas de alto nível foram apresentadas aos presentes, culminando com uma visita ao setor de tratamento térmico da EATON, que gentilmente ofereceu as dependências e profissionais que acompanharam os grupos de participantes.

Voltando a esta edição, que como informei acima é dedicada ao Guia dos Tratadores Térmicos, chamo sua atenção aos artigos que selecionamos para sua leitura: Têmpera a Óleo com Vácuo, Queimadores Recuperativos e Regenerativos, Remodelando Revestimentos Refratários e Manutenção Preditiva em Termo-Processamento.

E, por último, mas não menos importante, não deixe de ler os textos que os nossos colunistas prepararam para você: Luis Felipe Dalmedico Silveira, Marco Antonio Colosio, Antonio Augusto Gorni, Carina Leão, Paulo Vencovsky, Alisson Duarte da Silva e Claudio H. Goldbach.

Tenha uma boa leitura!

Udo Fiorini
Udo Fiorini
Sócio por 10 anos de uma empresa de fornos industriais. Formado em jornalismo pela PUC Campinas, desde 2008 edita no Brasil as revistas Industrial Heating e Forge. Sócio da empresa Grupo Aprenda que realiza cursos, seminários e eventos voltados para as áreas atendidas pelas publicações da S+F Editora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *