Air Liquide Brasil desenvolve nova tecnologia para tratamento de água em indústrias

Air Liquide Brasil desenvolve nova tecnologia para tratamento de água em indústrias

A Air Liquide, líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a indústria e saúde, desenvolveu uma nova tecnologia para tratamento de efluentes em águas utilizadas em processos industriais. A solução é 100% brasileira e tem como objetivo dar a destinação adequada a resíduos e outros poluentes que poderiam contaminar os ecossistemas, garantindo a qualidade da água e possibilidades de reaproveitamento ou devolução à natureza de forma limpa.

A tecnologia desenvolvida pela Air Liquide Brasil é o Turboxal, um Injetor de Fluxo Descendente. Tratam-se de equipamentos que são colocados nas Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) – sejam elas “lagoas” ou “tanques de alvenaria”, onde as águas resultantes de processos industriais são tratadas – para fazer a injeção de oxigênio na água. A nova solução se destaca por fazer com que o gás movimente a água de forma vertical, em sentido de “afundar”, o que aumenta a eficiência do oxigênio na remoção de impurezas.

Os injetores são lançados aos tanques ou lagoas e nelas permanecem flutuando para fazer a sucção do oxigênio e o borbulhamento da água, o que possibilita uma rápida instalação, sem interromper a operação. Esse processo acelera a remoção dos poluentes, que depois de tratados, são descartados de forma ecológica. Já a água resultante desse tratamento torna-se própria para ser reutilizada ou devolvida aos rios e outros mananciais sem o risco de contaminá-los.

A solução da Air Liquide Brasil se diferencia pelas seguintes vantagens: facilidade de instalação, já que o injetor é colocado para flutuar na água; redução de custos com energia elétrica, pois a captação do oxigênio é feita de forma eficiente; aumento da capacidade de tratamento da estação e redução de odores.

Com este lançamento, a Air Liquide adiciona mais uma solução caracterizada pela qualidade, eficiência e respeito ao meio ambiente. Apesar de desenvolvida para o segmento industrial, a tecnologia também pode ser aplicada no tratamento de água em mananciais.

Aplicação na indústria alimentícia

A Air Liquide também conta com soluções que atendem às necessidades específicas de tratamento de efluentes para indústrias do ramo alimentício, que utilizam produtos químicos – como soda cáustica – na limpeza de seus maquinários e instalações. O objetivo é neutralizar o pH (índice que mede a acidez ou a alcalinidade) da água decorrente desses processos, para que também retorne limpa à natureza ou possa ser utilizada em outras atividades.

Os equipamentos utilizados nessas soluções fazem a combinação do gás carbônico com água, que neutraliza os efeitos da presença de substâncias químicas. A Air Liquide já fornece essa tecnologia para empresas de laticínios – sobretudo no Estado de Minas Gerais – e também atende a indústrias nos segmentos de papel e celulose, metais, química e petroquímica.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *