Pergunte ao Especialista: #TratamentoTérmico #Nitretação

Pergunte ao Especialista: #TratamentoTérmico #Nitretação

Pergunta: Qual é o melhor processo de nitretação que existe?

Resposta: Isto depende do que sua peça ou ferramenta exige – alta resistência à abrasão, alta resistência à fadiga, alta resistência ao engripamento, alta resistência à corrosão, ou uma combinação de todas elas?

Resistência à abrasão significa dureza superficial alta e, portanto a escolha de um aço contendo altos teores de elementos de liga formadores de nitretos é fundamental. Processos tradicionais, a gás, podem suprir esta necessidade. Alta resistência à fadiga mecânica significa bloquear o movimento das discordâncias existentes no reticulado cristalino do aço. Processos muito bem conduzidos e controlados, tanto a gás, quanto em plasma, contemplam esta necessidade. Alta resistência ao engripamento e à corrosão significa criar uma microestrutura sub superficial com características não metálicas (camada branca).

São os chamados processos de nitrocarbonetação (onde se fazem adições simultâneas de nitrogênio e carbono à superfície), que podem ser realizados tanto a gás, quanto em plasma, como em banhos de sais. Uma pós-oxidação da camada nitrocarbonetada pode elevar a resistência à corrosão a valores superiores a 400 horas de salt-spray.

Luiz Roberto Hirschheimer

Engenheiro metalurgista pela Escola de Engenharia Mauá com pós-graduação em física dos metais pela Technische Hochschule Clausthal, Alemanha, e em Administração Industrial pelo Instituto Mauá de Tecnologia, foi Gerente técnico da Divisão Tratamentos Térmicos da então Brasimet, hoje Bodycote. Foi sócio-proprietário e gerente técnico da empresa Techniques Surfaces do Brasil Ltda. Na ABM, foi o primeiro diretor da Divisão Técnica Tratamentos Térmico e Engenharia de Superfícies. Atualmente, é sócio-proprietário da Hirschheimer Serviços Ltda., empresa especializada em Consultoria.

2 Comentários

  1. diomar disse:

    Gostaria de saber a um especialista se posso temperar e austemperar o aço SAE 1070 pelo processo de induçao ???

  2. Geraldo Magela Silva disse:

    Boa tarde,
    Aproveitando a pergunta acima sobre o melhor método/processo de nitretação que existe?
    Trabalhamos com componentes que sofrem um alto desgaste por abrasão. Trabalham na temperatura ambiente, não sofrem ataques químicos.
    Hoje trabalhamos com o VC 131 tratado na dureza de 62 HRC. Gostaria de atingir uma dureza maior pois o desgaste por abrasão é muito alto.
    Trabalhamos em casos extremos com sintetizados, Resolvem o problema, mas o custo direcionam este material somente para casos específicos de alta produção. Preciso de um material intermediário. Melhor que o VC 131 a 62HRC e não tão caro como o sintetizado. (Liga de carbeto de tungstênio)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *