Marcelo Sydow Filho

A história da família Sydow, hoje única proprietária da empresa Tratamentos Térmicos Marwal Ltda, de certa forma tem envolvimento com a história do Brasil. Pois como é que se pode deixar de mencionar sobre Gustavo Sydow, cujo histórico podemos encontrar na internet, no site www.almanack.paulistano.nom.br: “O emigrado alemão Gustavo Sydow entrou para a história de São Paulo por ter fundado a primeira serraria a vapor da cidade, entre 1870 e 1872. Ficava a serralheria de Sydow no antigo Morro do Chá, bem onde hoje é o Teatro Municipal”. Outro personagem histórico da família é o engenheiro francês Eusébio Stevaux, como informa Marcelo Sydow Filho, filho do sócio-fundador da Marwal, Marcelo Sydow, e atual sócio proprietário da empresa. Nascido na França em 1826, Stevaux aportou no Brasil em 1851, a caminho aos Estados Unidos, onde fora contratado para trabalhar em ferrovias no estado da Califórnia.

O navio em que se encontrava parou no Brasil antes de contornar a América Latina, uma vez que na época ainda não existia o Canal do Panamá para cruzar do Atlântico ao Pacífico. Por um problema técnico, o navio sofreu uma forte explosão afundando logo em seguida na baía da Guanabara, fazendo com que Eusébio ficasse no Brasil, onde adotou a cidadania em 1870. Aqui participou da construção da Estrada D. Pedro II, no Rio de Janeiro, e, em São Paulo, assumiu os estudos preliminares da Estrada de Ferro Sorocabana, além de ter envolvimento com atividades de engenharia civil dentro da estrutura administrativa da Província de São Paulo, onde renovou vários edifícios públicos. Também trabalhou para a iniciativa privada, com obras diversas espalhadas na cidade de São Paulo, onde viria a falecer em 1904.

Talvez seja esta a influência que teve Marcelo Sydow e que pode explicar o seu empreendedorismo na criação da Marwal. Conta Marcelo Sydow Filho, que seu pai trabalhava no setor de vendas de um fabricante paulistano de parafusos, juntamente com o amigo Waldemar Schoneborn. Entre as visitas a clientes que faziam juntamente de carro, eles aproveitavam para também levar peças para serem tratadas térmicamente, geralmente na empresa Brasimet, na então unidade de Santo Amaro. Nestas ocasiões eles ficavam impressionados com a quantidade de peças que lá estavam aguardando tratamento térmico. Um dia Marcelo perguntou para seu amigo Waldemar montarem um tratamento térmico. Depois da surpresa inicial da pergunta, Waldemar lembrou que seu pai, então encarregado no tratamento térmico da empresa Dibraço, instalada no bairro paulistano do Brás, havia conhecido um ex funcionário da Brasimet, o Barbosa, que estava procurando emprego. Feitas as apresentações, Marcelo e Waldemar propuseram a Barbosa sociedade em troca de seu conhecimento técnico no ramo. Assim foi criada, em 23 de Junho de 1964, a empresa Marwal, nome que era composição das iniciais dos dois primeiros sócios.

Inicialmente a empresa se instalou em uma “portinha de garagem”, como define Sydow Filho, localizada na Rua Força Pública, no bairro de Santana, na capital paulista. Os três sócios se dedicavam à empresa, e descobriram que Barbosa, além de conhecer muito de tratamento térmico, também conhecia do mercado, o que acabou trazendo muitos clientes. Logo a “portinha” se tornou pequena, fazendo com que a empresa comprasse já em 1966 uma área nova, no Parque do Novo Mundo, na zona leste da cidade de São Paulo. Dispondo de no mínimo quatro vezes o tamanho da área que tinham em Santana, o barracão novo em três anos também se mostrou pequeno, fazendo com que os sócios corressem para comprar o terreno de trás, com saída para a rua dos fundos, e começassem a construir outro galpão, que ficou pronto em 1973. No ano de 1978, já com certa idade, o sócio Barbosa deixou a sociedade, alegando que havia passado todo o seu conhecimento aos outros sócios e queria merecido repouso. Deixou trabalhando na empresa os dois filhos, dos quais um segue até hoje como chefe de produção, com 33 anos de empresa. Em janeiro de 1998 falece Marcelo Sydow. Seu filho Marcelo, nesta época era estudante de engenharia metalúrgica na FEI, em São Bernardo do Campo/SP. Quando se formou, o então remanescente sócio de seu falecido pai, Waldemar decidiu sair da sociedade deixando Marcelo a frente dos negócios, dizendo “Marcelo, estava esperando você se formar, você é o futuro da Marwal.” Assim, em 04 de Abril de 2004 Marcelo Sydow Filho assumiu a empresa, ao lado de seu irmão William Sydow, formado em Administração pela PUC, em São Paulo.

Prestes a fazer 50 anos de existência, a Marwal segue firme como uma tradicional empresa de prestação de serviços de tratamentos térmicos, genuinamente brasileira. Está sediada estrategicamente com fácil acesso a importantes estradas como a Via Dutra e Fernão Dias, e conta com uma ampla carteira de clientes, que são atendidos dentro do princípio de vida deixado por seu fundador Marcelo Sydow, como comenta Sydow Filho: “não despreze o cliente pequeno, ele pode ser grande amanhã”.

Udo Fiorini
Udo Fiorini
Sócio por 10 anos de uma empresa de fornos industriais. Formado em jornalismo pela PUC Campinas, desde 2008 edita no Brasil as revistas Industrial Heating e Forge. Sócio da empresa Grupo Aprenda que realiza cursos, seminários e eventos voltados para as áreas atendidas pelas publicações da S+F Editora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *